A Era dos Quadrões


Olá, povo, eu voltei de viagem a uns dias e tenho bastante assunto pra falar! Não, não, não é sobre a viagem. É sobre um tipo de série que andou explodindo por aí ultimamente, conquistando muitos novos fãs e dólares de bilheteria.

Os filmes de quadrinhos!



Alguns são sequências de um mesmo herói, alguns são filmes independentes ligando heróis, alguns tem um histórico polêmico que deixa pessoas mais impressionáveis impressionadas (e daí elas acabam não assistindo o raio do filme), outros são completos fracassos. O fato é que adaptações dos quadrinhos existem a mais tempo do que a nossa geração idealiza na cabeça e que os filmes destas histórias emocionantes e cativantes fundaram um novo gênero cinematográfico!

Essa ideia do novo gênero não foi nem eu que tive; eu li um crítica no omelete e percebi como era verdade.

Enfim, depois de Os Vingadores gerar um pandemônio e fazer todo mundo feliz (menos os nerds mais nerds, que não devem ter ficado felizes com a quantidade de "posers" que surgiu, porque nem eu fiquei), estrearam dois filmes que eu também aguardava muito para assistir: O Espetacular Homem-Aranha e Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Eu já tinha notado isso: esse é um ótimo ano para ser nerd (Vingadores, Homem-Aranha, Batman, O Hobbit - que não tem nada a ver com o assunto, mas com certeza falarei sobre ele em um post futuro). E, poxa vida, como é mesmo!

Eu assisti os filmes e adorei.

O Espetacular Homem-Aranha me causava um receio muito grande, porque o Homem-Aranha de Tobey Maguire foi muito bom e ficou muito marcado na cabeça das pessoas (tanto que outros filmes parodiaram coisas como o beijo do Peter e da Mary Jane, como em Shrek), então seria MUITO difícil ter sucesso, por mais fiel que fosse aos quadrinhos. E foi, realmente, muito fiel (pelo pouco que conheço e pelo que vejo quem conhece falando), então PONTO POSITIVO!! Mas, ainda assim, recebeu montes de críticas e muita gente não gostou.

Bando de chatos. Filme bom, com boas piadas, boa ação, cenas que na minha cabeça tem chances de ficar marcadas tanto quanto as do Tobey, atuações perfeitas (palmas para os lindos do Andrew e da Emma!) e ainda me tem um ator que esteve em Harry Potter, para conquistar tudo de vez no meu coraçãozinho (o ator que faz o lagarto, Rhys Ifans, fez Xenofílio Lovegood, o pai da Luna).

Daí veio o Batman, que começou "mal" nos EUA, com aquele loucão se achando o Coringa, matando todo mundo. Daí um monte gente ficou com medo ou impressionada, teve gente que achou que os filmes da franquia estavam amaldiçoados (pelo amor de Deus, uma fala dessas me faz ter vontade de chorar, mas enfim) porque no outro o Heath Ledger (lindo) morreu, etc.

Bando de frescos que vão perder o maior filmão.

Voltei um dia mais tarde de viagem só pra poder ver logo o filme. Três horas no cinema muitíssimo bem gastas. O filme é bom da cabeça aos pés, tem um final bastante surpreendente (porque mesmo que você já ache algo estranho, você fica chocado) e o desfecho da trilogia é perfeito demais, fiquei até emocionada em vários sentidos. E o bom é que, mesmo sabendo que não vai ter outro, dava para ter.

Batman foi um filme que me fez amar ainda mais o Christopher Nolan (todos os filmes dele que assisti até hoje entram facilmente na minha lista de filmes favoritos), o Hans Zimmer (garanto que, chutando baixo, metade dos filmes que você viu tem trilha dele), e todos os atores lindos que fizeram parte do filme: Anne Hathaway (linda de mulher gato), Joseph Gordon-Levitt, Gary Oldman (mais Harry Potter - ele é o Sirius), CRISTIAN BALE!!!, Marion Cotillard, Michael Caine, Morgan Freeman, Cillian Murphy. Um elenco de ponta, pode concordar!

É, eu tive dezenas de enfartes naquela cadeira de cinema, no mínimo um a cada primeira aparição destes atores (nenhum deles foi listado em ordem de preferência, não há uma).

Então, o que dizer? Não tive a experiência de crescer com quadrinhos e assisti apenas a alguns desenhos desses vários heróis (apesar de agora estar caçando quadrinhos para ler e desenhos para ver). Então ter essa oportunidade de ver personagens que gostava quando pequena, mas que não podia conhecer tão bem como outros puderam, nas telonas do cinema é muito incrível.

Esse assunto pode ser muito extenso e eu poderia escrever quilômetros de texto sobre isso... Eu poderia tentar fazer uma crítica de verdade sobre os filmes, mas não sou super especialista em cinema e quadrinhos como muitas outras pessoas são. Só poderia falar com mais certeza de roteiro, que em geral foram impecáveis (certos diálogos do Homem-Aranha foram extremamente naturais, o que adorei). O resto eu conheço e opino meio no achismo e de orelhada (apesar de em vários momentos meio que acertar e ter pessoas mais entendidas com a mesma opinião que eu).

Pois é, quem sabe no futuro não acabo sendo crítica de cinema? Agora não vou ser porque se não esse texto fica grande demais.

Enfim, assistam esses filmes. A não ser que vocês sejam como minha tia, que conseguiu dormir assistindo Vingadores (comparável ao Mr. Bean dormindo na montanha-russa), vocês vão curtir. E vão ver a era dos quadrinhos virando quadrões, o que eu considero uma honra muito grande.

Só, pelo amor de Deus, não se limitem a dizer que tal cara é gato e não cometam o erro de acharem que DC Comics e Marvel são a mesma coisa... E nem que o Homem-Aranha tem que soltar teia pela veia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário